Entrevistando um Psicopedagogo

07-11-2010 16:59

 A psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em Saúde e Educação  que trabalha com o processo aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influencia do meio-família , escola e sociedade, no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios. Portanto ela vem criando a sua identidade e campo de atuação próprios, que estão sendo organizados  e estruturados, especialmente pelas produções cientifíccas que referenciam o campo do conhecimento e pela Associação Brasileira  de Pedagogia (ABPp)

Todavia, o interesse da entrevistada pela psicopedagogia deu-se por conta de lecionar uma classe de crianças com a idade entre 8 e 12 anos de uma escola pública situada na época na qual ela foi diretora, por volta do ano 2000. Neste contexto havia um grupo de crianças de aproximadamente três e quatro anos de repetência, todos em salas separadas, mas na mesma 1ª serieª, hoje 1° ano. Então fizemos uma reunião e decidimos agrupar todas estas crianças repetentes numa única turma e com professor mais preparado e vontade superior em aceitar. Estas crianças eram “tidas com as terríveis da escola” não sabiam ler e nem escrever. Dai o empurrão necessário para o estudo na área de psicopedagoga além de sentir o desejo já existente anteriormente.

Desde o período de estudo do curso que começou atuar com o conhecimento em estudo, mas isto é algo que já tentava fazer desde o inicio da trajetória na área de educação em 1990. Bom após a formação em psicopedagoga começou a atuar inicialmente na escola Raquel, aquela que impulsionara para o curso com projeto envolvendo crianças em dificuldade na aprendizagem, Também passou a atuar em valente na clinica sagrada família, em escola e atualmente no CREAS.

O seu tema de monografia foi relacionando a festa do lúdico, da historia, das brincadeiras, como mediadora do processo ensino aprendizagem nas crianças com dificuldade de aprendizagem      

Seus maiores expoentesforam, Alícia Fernandez, Vigotsky, Piaget, Frend entre outras, em especial “aquelas crianças do Colégio Rafael“.

O problema mais freqüente em seus passientes/clientes, todavia é a dificuldade de leitura, na escrita e a causa são os problemas de comportamento indesejado, problemas orgânicos, familiares até mesmo na forma de ensinagem e na própria estrutura educacional. Sem sombra de dúvida a família deixou de exercer o seu papel há muito tempo, espera que a escola dei-lhe além da educação formal também a doméstica. Por outro lado o professor sozinho jamais consegue realizar a sua principal tarefa “ensinar a ler e escrever”, pois atualmente são tantos os seus papeis que torna quase impossível realizar a tarefa primordial. Sobretudo, independente de qualquer fator, cabe ao professor a tarefa de instalar o interesse na sua classe, motivando-os para que aprendizagem aconteça de fato.

Com relação ao comportamento do educando, infelizmente, ele vem com mais dificuldade de aceitar limites, justificado pela falta de atenção e responsabilidade da maioria dos pais como também da ausência do controle dos filhos que os pais deixam de ter.

Segundo BOSSA (2000), a Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio a uma demanda, o problema de aprendizagem, colocado num território pouco explorado,situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia- e evoluiu devido          à existência de recursos, ainda que embrionários, para atender essa demanda, constituindo-se, assim, numa prática.

 

O papel da psicopedagogia nas áreas de atuação é conhecer os processos adequados para realização do processo: entrevistas, anamminese, prognóstico, diagnóstico, tratamento... Este deverá atuar em uma sala bem equipada dentro ou fora da escola em que, além de atuar diretamente com o aluno, familiares e o professor, com este último fazer um trabalho de parceria tentando auxiliar nos planos de aulas para atender melhor as necessidades do aluno com dificuldade de aprendizagem. Torna-se necessário a relação deste profissional com outros como, neuro, otorrino pediatra, psicólogo entre outros e também profissionais na área de música, artes etc.

Quanto a importância de se debater este tema e as competências e habilidades psicopedagoga é preciso acima de tudo  muita responsabilidade compromisso e conhecimento unindo a prática a teoria.

Diante da demanda ele precisa ser dinâmico buscar formas de adequação para cada aprendente em um menor números possíveis de sessões, no Maximo três, já posso chegar a um diagnostico e assim começar o tratamento e dessa forma, não correr o risco de  ficar muito tempo e quando chegar no final descobrir que a criança não apresenta nenhum distúrbio, ou pior apresentar distúrbio grave demais para ser tratado somente pelo psicopedagogo. Para tanto, torna se elementar a utilização de aplicação dos mecanismos, bem com uma escuta e um olhar sensível em parceria com outros profissionais, tomando o cuidado de não cair na onde de rotular a criança .

Kiguel (1983), apud Dantas, ressalta que a psicopedagogia encontra-se em fase de organização deum corpo teórico específico, visando a integração das Ciências pedagógicas, psicológicas, fonoaudióloga, neuropsicológica, e psicolingüística para um compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem humana.

 

Como docente poderá auxilia na percepção de alguns elementos relacionados à aprendizagem, mas com atuação torna-se muito difícil, pois este ter um tempo pré-estabelecido. Já o psicopedagogo não se prende a unidades e sim a necessidade ficando aberto para todos os aspectos focando a dificuldade de aprendizagem num determinado tempo, no atendimento apenas com aquele “aprendente”, Já o professor, a turma cada um com a sua especificidade torna quase que impossível tal missão.

O psicopedagogo institucional deverá conhecer todo o seu mecanismo de atuação: como o processo de entrevista, prognóstico e diagnóstico, na maioria dos casos atuando como orientador do professor sobre a melhor forma de ensinar os educandos com problemas de aprendizagem, ajudará também a elaborar um bom plano de aula, que atenda as necessidades de aprendizado da classe como um todo; assessorar a coordenação pedagógica e/ ou direção em todos os projetos pedagógicos, recreação entre outros. Em fim manter o contato direto com a criança família e professor.

Entretanto, a entrevistada, não menciona que a instituição pode ser empresas públicas e privadas e que o profissional pode atender a funcionários de empresas, em hospitais e clínicas,aumentando a auto estima do paciente que sofre de algum problema de saúde física ou emocional. Contudo, a entrevistada não cita que é fundamental no atendimento psicopedagógico o acompanhamento do profissional no espaço onde o sujeito está inserido, seja ele em Instituições escolares ou privado. Conhecer a família e o histórico de vida do paciente desde o momento da concepção aos dias atuais.

Dentro da realidade, atualmente percebemos que a carga horária de trabalho, na formação e a valorização do profissional, é preciso rediscutir todo o sistema educacional e analisar ponto por ponto com pessoas ligadas a educação,começando pela base e não de cima pra  baixo como é de costume sem levar em consideração os que estão envolvidos diretamente. Todos estes elementos implicam diretamente na escolha de nossos governantes.

Em virtude disso, o principal desafio da Psicopedagogia na atualidade é ter o trabalho reconhecido e confiável pelos clientes, mostrando um bom desempenho eu sua profissão, provocar mudanças de comportamento, desenvolver o espírito de linguagem oral, leitura, escrita e interpretação no aprendiz. Para os futuros profissionais dessa área devem tomar consciência desse processo e perceber-se como mais um profissional com habilidades necessárias para transformar uma realidade educacional como: a dificuldade de aprendizagem, evasão escolar, repetência, rotulação, baixa autoestima entre tantos outros problemas no âmbito escolar.

De fato, consideramos o trabalho psicopedagogo com os diferentes mitos revelam outras perspectivas nas formas de ser e de viver dos sujeitos, libertando os aprendiz de seus traumas, transtornos que dificultam a aprendizagem dos educandos, por isso esse profissional deve está acompanhado os processos de mudanças, participando de congressos, cursos virtuais, participar de grupos de discussão através da internet coisa que a nossa entrevistada não participa para uma boa formação profissional.

 Referência

 

BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Ates Médicas Sul .2000

 

DANTAS, Profa. Mestra Marília de Pádua Carvalho, Fundamentos Teórico-Epistemológico da Psicopedagogia I. Faculdade Integradas de Jequié, Curso de Pós Graduação (Lato Sensu) Em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Clínica. Valente, 2009, p.5

 

KIGUUEL, Sonia Moojen. Reabilitação em Neurologia e Psiquiatria infantilAspectos Psicopedagógicos. Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatra Infantil - A criança e o Adolescente da Década de 80. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Abenepe, vol. 2. 1983.